Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Minha Comunidade, Minha Vida

“A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la” Gabriel García Márques

APRESENTAÇÃO: A ideia deste trabalho surgiu durante a olimpíada de Língua Portuguesa (2011), quando os educando demonstraram desinteresse em escrever sobre o tema “O lugar onde moro”, como também dos comentários depreciativos em relação às localidades. O presente projeto, idealizado pela área de Língua Portuguesa e socializado com as demais áreas, será realizado de forma interdisciplinar com toda a comunidade escolar da E.E.M. Ronaldo Caminha Barbosa que atende as seguintes comunidades: Águas Belas, Balbino, Buritizal, Camurim, Caponga, Tijucussu I, Tijucussu II, Sítio Prata, Vaca Morta e Zumbi, pertencentes ao município de Cascavel, Ceará.

OBJETIVO GERAL: 1. Desenvolver, nos educandos, habilidades de leitura e escrita; 2. Promover uma melhor adaptação e valorização dos indivíduos e dos grupos ao seu ambiente social, e mobilizar cada comunidade para pensar em solução para seus problemas.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
1. Desenvolver a leitura e a produção textual, através do Trabalho com gêneros textuais, bem como, perceber que a escrita é uma das possibilidades de perpetuar a memória;
2. Registrar a história de sua comunidade;
3. Aguçar um olhar crítico sobre o mundo que nos rodeia, pensando ações para modificá-lo, ou seja, um novo olhar sobre a realidade e abrir perspectivas de transformação.
4. Desenvolver a sensibilidade para a cultura e belezas naturais, bem como, para a necessidade de sua preservação;
5. Envolver diversas áreas do conhecimento em um trabalho interdisciplinar, integrando teoria e prática.

 JUSTIFICATIVA: O trabalho se justifica pelas dificuldades apresentadas em acompanhar conteúdos escolares, sendo na maioria dos casos por uma má leitura, escrita e interpretação textual. Também pela desvalorização e desrespeito observado por parte de alguns alunos em relação ao lugar onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário